(62) 3946-0720

SCESGO

REUNIÃO COM A SEFAZ SOBRE NFCe e DIFAL


Publicado em 23 Janeiro 2018

Compartilhe:      

REUNIÃO COM A SEFAZ SOBRE NFCe e DIFAL

 

REUNIÃO COM A SEFAZ SOBRE NFCe e DIFAL

Conforme prometido, a diretoria do Scesgo, representada pelo presidente Everaldo, diretores Fabian e João Evangelista, e do conselheiro fiscal, Carlos Pereira, juntamente com o presidente do Sindilojas, José Carlos Palma Ribeiro e o conselheiro do CRC-GO, Otávio Martins, que também é diretor do Scesgo, se reuniu com o gerente de informações econômico-fiscais (Gief) da Sefaz-Go, Sr. Leonardo Menezes.

 

Seguindo solicitação previamente enviada via ofício tanto pelo Sindicato dos Contabilistas no Estado de Goiás – Scesgo, como pelo Sindicato do Comércio Varejista do Estado de Goiás – Sindilojas, primeiramente foi solicitado a prorrogação do prazo para a obrigatoriedade de emissão de NFC-e para contribuinte optante do Simples Nacional para o dia 1º de março de 2018, assim como o prazo de cessação de uso dos equipamentos ECF, também para até 31 de março de 2018.

 

Argumentou o presidente do Sindilojas, José Carlos, que ainda tem muitos municípios onde os empresários estão com problemas com relação à aquisição de impressoras e com a internet.

 

Em seguida o diretor Fabian lembrou que o Simples Nacional criado pela Lei Complementar nº 123/06 veio, no sentido de tirar as microempresas da informalidade e que com o Decreto nº 9.104/17 que passa a exigir, a partir de 1º de fevereiro de 2018 o Difal para as empresas do Simples Nacional, inclusive o MEI, onerando-as de forma significativa, irá provocar uma debandada de inúmeras empresas para a informalidade, onde perderá tanto o fisco como a classe contábil.

 

Concluindo sua fala, o diretor Fabian solicitou que o fisco se posicione ainda no mês de janeiro, quanto às solicitações, visto que com tanta pressão muitos empresários não esperarão até fevereiro para retornarem à informalidade.

 

O diretor João solicitou que o prazo recolhimento do Difal, seja extendido para outra data, visto que no dia vinte o empresário já tem outras obrigações para pagar.

 

O Sr. Leonardo Menezes anotou as solicitações e prometeu que a Sefaz-Go nos dará uma posição na próxima quarta-feira (24.01.18).

 

Aproveitando, o presidente Everaldo solicitou mais uma vez ao Coordenador de Documentários Fiscais, da Gerência de Informações Econômico-Fiscais (Gief), da Sefaz, Antônio Godoi, a disponibilização dos arquivos das NFe (mod 55) e NFCe (mod 65) de saída, no portal do Contabilista, no sítio da Sefaz-Go